SBOT INFORMA: Todos os eventos do primeiro semestre vão ser adiados VER NOTA

SBOT-DF - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Divirta-se sempre com segurança

Por Adriana Nasser

Divirta-se sempre com segurança
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Médico alerta para redobrar os cuidados com fogos de artifício



Soltar fogos de artifício nesta época do ano é uma tradição, mas a prática requer cuidados para evitar acidentes que podem causar queimaduras e até mutilações.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT – DF, José Humberto Borges, os fogos de artifício são bonitos para os olhos, mas um perigo para as mãos. “É sempre bom tomar cuidado e lembrar que os artefatos devem ser acionados com o uso de suportes, e nunca segurados diretamente nas mãos, recomenda.

Uma em cada dez pessoas tem um de seus membros superiores amputados, além de outras sequelas, ao manusear fogos de artifícios. Segundo o DATASUS, nos últimos anos, em todo o país, foram mais de quse 9 mil acidentes e 120 mortes causadas por fogos de artifícios. O mais grave é que mais de 20% das mortes foram de crianças entre 0 e 14 anos.

Para não fazer parte desta estatística, é importante seguir corretamente as recomendações de segurança da embalagem e lembrar que os cuidados começam já na aquisição dos fogos, que deve ser feita em comércio certificado pelo Corpo de Bombeiros.

Escolher um espaço seguro para soltar os fogos também é necessário. Os rojões devem ser acionados em áreas abertas, afastados das pessoas e sem fiação elétrica por perto. Outra dica é para jamais tentar utilizar os fogos que, por qualquer eventualidade, falharem.

“A utilização incorreta de fogos de artifício pode provocar lesões leves como queimaduras, mas dependendo da potência podem provocar a amputação de dedos e até da própria mão”, reforça o Dr. José Humberto.

No caso de acidentes, lesões como queimaduras, devem ser colocadas na água fria e limpas até chegar a um atendimento médico e jamais colocar produtos caseiros como manteiga, café ou pasta de dente.Se tiver sangramento, a pessoa deve levantar a mão para diminuir a sangria e evitar amarrar o local. Em seguida, a recomendação é procurar o atendimento médico mais próximo possível, onde será avaliada a necessidade de um atendimento mais especializado. 

 

Veja a matéria através do link http://www.capitaldoentorno.com.br/divirta-se-sempre-com-seguranca/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: