SBOT INFORMA: Todos os eventos do primeiro semestre vão ser adiados VER NOTA

SBOT-DF - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

O frio e as dores nas articulações

Por Adriana Nasser

O frio e as dores nas articulações
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Com a chegada do inverno, muita gente começa a reclamar de dores nas articulações. Mas será que as baixas temperaturas causam mesmo tanto incômodo?

A resposta é sim. O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia / SBOT-DF,José Humberto Borges, diz que no inverno as pessoas costumam ficar mais encolhidinhas e tambémcontraem mais os músculos. “É um comportamento natural e muitas vezes involuntário, que fazemos quando enfrentamos temperaturas mais baixas. Músculos, tendões e ligamentos ficam mais rígidos, como se estivessem congelados mesmo, e isso os deixa mais sensíveis, o que pode gerar dor. É aquela encolhidinha de ombros, quando saímos de um ambiente fechado e está muito frio”, comenta Borges.

O especialista explica que assumimos uma postura de contração dos músculos, dos braços e aumentamos a curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda), para mantermos o calor do corpo. “A circulação também diminui para que o organismo possa preservar a temperatura por volta de 36,5 graus e isso diminui a produção de líquido sinovial levando ao enrijecimento articular e a dor”, afirma o ortopedista.

O problema é ainda pior quando os pacientes que têm um histórico de problemas ortopédicos crônicos. São comuns o agravamento de artrites, artroses, dores articulares e um aumento na frequência das lombalgias, dores na parte inferior das costas.

Sob o frio, o tempo de reação muscular também é um pouco mais lenta, e tem como consequência a redução de seu efeito de proteção articular durante o movimento, principalmente nos joelhos.

Para aliviar esse incômodo, a prescrição é: exercite-se! Isso é muito importante no frio. Alongar o corpo sempre que passar muito tempo na mesma posição, seja dormindo, trabalhando ou em pé numa fila. Se você ainda não possui o hábito de exercitar, ébom começar aos poucos, pois mesmo atividades físicas leves ajudam a fortalecer a musculatura e deixar o seu corpo muito mais saudável e protegido.

Mas fique atento! O ideal é realizar uma consulta médica antes de qualquer atividade física, por mais leve que seja. E até mesmo para que o controle das dores seja programado através de anti-inflamatórios, caso necessário.

 

Matéria publicada pela revista 61 Brasília.

http://61brasilia.com/2019/07/22/o-frio-e-as-dores-nas-articulacoes/

 

Fotografia: Natália Jaguaribe - Studio NJ Produções 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: