SBOT INFORMA: Todos os eventos do primeiro semestre vão ser adiados VER NOTA

SBOT-DF - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Perfil do presidente da SBOT-DF

José Humberto Borges

Perfil do presidente da SBOT-DF
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

 

O ortopedista José Humberto de Souza Borges é quem comanda a SBOT-DF na gestão 2019/2020. Nascido na vizinha capital de Goiás, Goiânia, ele conta que sempre quis ser médico e que recebeu influência de sua mãe e da avó materna. “Nunca passou pela minha cabeça outra profissão”, afirma. Esse sonho foi realizado em 2008, na Faculdade de Medicina do Planalto Central. Já a escolha pela ortopedia, comenta, teve uma participação importante de seu sogro, Dr. Paulo Lobo, que também o incentivou a fazer Cirurgia do Joelho. A residência Ortopedia e Traumatologia foi feita no Hospital Regional do Gama (HRG) entre os anos de 2010/2012 e a subespecialidade foi cursada no Instituto Cohen, em 2013. “A paixão pelo esporte também fez com que eu fizesse a subespecialidade em joelho”, acrescenta.

Provas dessa paixão são fartamente demonstradas em suas escolhas acadêmicas e profissionais: o Dr. José Humberto é mestrando em Medicina Esportiva pela Unifesp/SP e é membro dos departamentos médicos do time de futebol Brasiliense e do Brasília Vôlei Feminino. Ele concilia tais atividades com as desempenhadas no Hospital HOME, onde é coordenador do Grupo de Joelho do Hospital, coordenador do grupo de Trauma e do Pronto-Socorro.

E mesmo com tantas atividades simultâneas, o ortopedista decidiu se dedicar à gestão da SBOT-DF por acreditar que esta é a forma de resgatar valores e condições de trabalho da atividade. “A política classista na minha opinião é muito importante na medicina, pois atualmente a classe médica está passando por um momento difícil, como sua desvalorização, falta de credibilidade perante a população, condições de trabalho precoce, desatualização da tabela de pagamentos, entre outros problemas. E para tentarmos melhorar o momento atual, nós médicos temos que nos unir para buscar soluções conjuntas e que melhorem a vida de toda a categoria”, convida.

Entre suas metas à frente da sociedade de ortopedia brasiliense, Dr. José Humberto destaca a manutenção do trabalho da diretoria passada, comandada pelo Dr. Paulo Emiliano Bezerra Júnior; atuação junto a ortopedistas que ainda não fazem parte da SBOT-DF para que se filiem; criação da Comissão de Defesa Profissional e Educação Continuada na SBOT-DF; candidatura da cidade de Brasília para sediar o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em 2022; manutenção do treinamento dos residentes de Brasília para o TEOT; maior divulgação das ações da SBOT-DF nas mídias sociais e a realização da primeira Jornada de Ortopedia do Distrito Federal. “Faremos tudo para que a SBOT-DF seja uma entidade ainda mais profícua e tenha atuação positiva na trajetória profissional de todos os associados”, assegura.

Ele agradece à possibilidade de se dedicar a projetos pessoais e coletivos à sua esposa Camilla El Haje Lobo Borges, que além de ser uma companheira de todos os momentos ainda lhe deu os filhos Nina El Haje Lobo Borges e Paulo El Haje Lobo Borges.

 

Foto: Natália Jaguaribe - Studio NJ

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: